segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

bombay new year's eve!

Fala galera, beleza?
Eis que estou abrindo esse blog pra manter contato, e dizer como andam as coisas por aqui em Colombo, Sri Lanka e por toda as viagens que vou fazer durante esse tempo no sudeste asiático. Pra quem não sabe, irei passar 6 meses fazendo estágio em uma indústria têxtil chamada Hayleys MGT, na cidade de Colombo, no Sri Lanka. Depois de deixar o país no dia 27 de dezembro, no dia 3 de janeiro eu finalmente estou conseguindo tirar um tempo pra escrever algo. Os últimos dias foram bastante cheios e com muita coisa nova pra conhecer.
Eu cheguei em Mumbai no dia 29 de dezembro, perto da meia-noite. O vôo havia saído de Foz do Iguaçu, com parada em Curitiba e escala em São Paulo e África do Sul. Vôo tranqüilo, imigração tranqüila, galera gente fina no avião, coisa e tal, tal e coisa. Coincidentemente, um conhecido da AIESEC em Maringá estava no mesmo vôo, então os tempos de espera nos aeroportos não foram tão ruins quanto eu esperava. Fui recebido em Mumbai por um amigo indiano da AIESEC chamado Hari, que conheci em Lima, no Peru.


Fomos direto pra casa de um amigo dele, chamado Ram. Fomos com aqueles táxis chamados de rickshaw, a opção mais barata. Durante as 6 noites e 5 dias que passei em Mumbai, fiquei hospedado em 3 casas diferentes de amigos deste meu amigo, e fui recebido muito bem em todas elas.


 Rickshaw


A Índia é um país pobre, porém às vezes é difícil discernir entre a pobreza e a humildade das pessoas. Todos aqui são muito humildes e super tranquilos. O país possui alguns resquícios da colonização inglesa. Dirigem no lado direito, jogam cricket, falam inglês muito bem, porém com um acento exageradamente forte, como se fossem meio que jamaicanos, sei lá. Além disso, existe também o que conhecemos de praxe (ou não), que eles comem com a mão, não utilizam papel higiênico, são em sua maioria hindus, se vestem de maneira diferente, entre outros. E de fato dá pra passar alguns apuros com isso. Comer arroz com a mão não é uma tarefa muito fácil, e eu particularmente fiquei meio constrangido de fazer isso, mas deu tudo certo. Quanto a não usar papel higiênico... bem, você pode comprar nas farmácias. O único problema é que eles não tem lixeiro no banheiro, então ou você joga o papel no vaso, ou você guarda, ou sei lá, você come, se preferir. Cada um com as suas escolhas.


A comida aqui é bem apimentada, como já se sabe, e uma das coisas mais apimentadas que eu comi foi pani puri, basicamente uma casca de pão-de-queijo, oca por dentro, com uma água com vegetais e muita pimenta. Mas bem, o que eu não sabia, é que na maioria das vezes eles nem sabem o que estão comendo. Dizem que deve ser algum molho de alguma coisa com alguma especiaria. Então eu perguntei: “E se fizerem um molho com maionese, grama e muita pimenta?”. Eles disseram que reconheceriam que é grama. Eu duvido, já que eles nunca sabem o que estão comendo, mas tudo bem.


 Pani-puri


Bem, agora se existem duas coisas bizarras que aconteceram comigo, a primeira delas foi com um eunuco. Os eunucos na Índia compõem a mais baixa casta e vivem isolados da sociedade. São pessoas que podem ter nascidos com determinada deformação nos testículos e foram castrados, podem ter sido castrados voluntariamente, entre outros. Eis que grande parte deles acabam por se vestir como mulheres e se prostituem, ou vivem pedindo esmolas, abordando as pessoas de maneira extremamente inconveniente. Eis que estava eu e Ram durante o dia num rickshaw (táxi de três rodas). De repente, escuto Ram dizer: “Oh shit, you gonna get pissed of with that, oh shit, dude, whatta fuck!”, com aquele sotaque que vocês já devem imaginar. O eunuco se aproximou do táxi e começou a passar a mão na perna do guri, no peito, e ele rapidamente tirou 10 rúpias da carteira e deu pro eunuco, que logo então caiu fora. Essa é a maneira deles de pedir esmolas. Se você não dá o dinheiro, ele continua te acariciando e falando asneiras, e pode ainda ficar irritado, acabando por rogar uma maldição em meio a um grande escândalo. Sim, altamente bizarro.


 Eunucos


A segunda coisa foi tentar aprender a dizer “Enfie o pinto de um elefante na sua bunda”. Pra quem está surpreso com isso, a juventude indiana, ao menos a que eu conheci, é muito similar à juventude ocidental. Eles fazem os mesmos tipos de piadas, gostam dos mesmos tipos de músicas, são cabeça aberta, gostam de beber (ainda que escondido dos pais), fazem festas (ainda que em casas fechadas e sempre entre amigos, quase nunca em clubes), entre outros. Bem, não tive muito sucesso ao tentar dizer essa frase. A frase começava com “Gand...”, eu acabei por soltar “Gandhi...”, e no fim acabei dizendo que tinha um pinto de elefante na bunda de Gandhi, o que é algo nada legal pra se dizer a um grupo de indianos. Eu acabei ficando roxo de vergonha e não sabia onde enfiar a cara. Tirando isso, nada demais. Eles riram e deram graças à Deus que eu disse aquilo na frente deles, e não em frente a algum fanático por Gandhi.


Bem, por fim devo dizer que Mumbai não é uma cidade muito turística, é um centro comercial da Índia e uma cidade muito grande. Fica no litoral oeste, frente ao Mar Arábico, com uma praia bastante suja, apesar de possuir um pôr-do-sol magnífico, daqueles de deixar o mar inteiro bastante alaranjado. As baladas são caras, e os meninos indianos dizem que, uma vez que as garotas são muito difíceis, entre ir a uma balada cara e não ficar com ninguém e reunir a galera só pra beber, eles preferem beber em casa, gastar menos, e dar bastante risada. Por mais que a cidade tenha 14 milhões de habitantes, ainda possui uma cultura bastante conservadora perante a sociedade. A vida ali é muito agitada, a cidade é uma loucura, muito cheia, mas ainda carente de certas regalias ocidentais, como a possibilidade de comprar álcool em supermercados, restaurantes 24 horas, festas baratas, entre outros. Por outro lado, a comida na rua é muito boa, barata e é possível encontrar eletrônicos e roupas a preços bastante baixos.


Depois de alguns dias em Mumbai, a galera me deixou no aeroporto e eu finalmente tomei meu rumo para Colombo. Alguns probleminhas na imigração, tentativa de arrancar dinheiro por um policial dentro do aeroporto, mas no fim tudo correu bem. Quase mandei o policial à merda, mas ser preso na Índia por desacato a autoridade e ser deportado pro Brasil não tava muito bem nos meus planos. Então despachei o policial e tomei meu rumo.


Quanto a Nova Delhi, Goa e outras cidades indianas, vai ficar pra um próximo fim de semana na Índia. Por enquanto, é isso galera! Assim que puder conto como foi a chegada no Sri Lanka, recepção e como esse país também é uma doidera! Grande abraço a todos e boa noite, porque amanhã o dia vai ser cheio!

12 comentários:

  1. Oi, Hélio!

    Que ótimo receber notícias tuas! =) Pude te imaginar contando essas coisas todas. E se tu vires um eunuco... corra! ;D

    Beijo,

    Jerusa

    ResponderExcluir
  2. Cara, eu gostei muito.

    i will keep checking this man, remind me if i forgot, or put it in your status.

    we have to plan another trip man, tell me when your free!

    ResponderExcluir
  3. Cara esse táxi tá melhor do que aquela Kombi em Floripa, se lembra?!?!!? HAEHAEHIUEAHAIU
    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Adorei o blog e as notícias!! Beijão!

    ResponderExcluir
  5. Oi Hélio! Gostei mto de ler seu blog, dei boas risadas e pude comparar algumas coisas com os perrengues e ótimos momentos que passei na Indonesia!
    Vou acompanhar sempre tuas novidades! ;)
    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  6. aaaaah éeeeeeeeeeeeio vc me mata de rir....tenho certeza q vai aprender muuuuuuito por ai...
    bjsss e feliz ano novooooooooooo XD

    ResponderExcluir
  7. Helio Matias, n acredito q vc foi p a India pela Africa do Sul e n me falou, mesmo depois do meu email! Eu fiquei na Africa do Sul entre 29 e 03 de janeiro,podia ter ido te ver! =(
    Bom, aproveita bem a experiencia aih!

    ResponderExcluir
  8. o legau meus para bens muleke
    forte abraço

    ResponderExcluir
  9. Caraa muito massa HaHUAHAuhuaHAUha

    Vou acompanhar seu blog para ver todas as suas façanhas!!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  10. o muitom bom o blog msm...continua escrevendo, dei mtas risadas!!..uahauhaua..ve se apronta mais ai pra conta pra gente...e ai tem bastante coco msm?

    abrass

    ResponderExcluir
  11. Heliooo!
    mto massa tuas histórias!!
    aliás...vc escreve mto bem!
    Have a good one!
    abraçoo

    ResponderExcluir
  12. bixaaa
    massa o blog ! ve se escreve mais historias ae.. e cara.. não vai se castrar ai e virar eunuco tbm uahehuaehu
    abração

    ResponderExcluir