domingo, 23 de janeiro de 2011

First weeks in Sri Lanka


 Fala galera, beleza?

Estou aqui na minha terceira semana no Sri Lanka. Durante os três primeiros dias eu fiquei na casa de um menino da AIESEC, chamado Tharidha. Mais uma vez muito bem recebido.

Casa em que fiquei nos primeiros dias.
Aqui muita gente fala inglês. Os filmes são todos em inglês com legendas em inglês. Os livros são também em inglês e todo o sistema educacional também, ou seja, quem tem acesso a educação aqui fala inglês melhor que grande parte dos brasileiros! As vezes acaba sendo um pouco difícil entender o sotaque, mas de resto, é tranquilo!

Quem não tem um nível alto de educação acaba por falar inglês muito pouco, mas todos são muito simpáticos e prestativos. Pelo menos na capital, não se vê vestígios de um país que saiu, em 2009, de uma guerra civil que durou 26 anos. O Sri Lanka também foi um país que pertenceu à Inglaterra durante certo tempo, então cricket, rugby, badminton  e dirigir do lado direito também é comum aqui, tal como na Índia.

No centro de Colombo tudo é urbanizado. A cidade é ótima. Eu moro no centro, próximo à principal avenida, a duas quadras do mar e da ferrovia, com acesso fácil a shopping center, farmácia, restaurante, hospital, cinema, bancos, etc. No entanto, em zonas mais afastadas, tudo parece ficar mais rural. Eu me sinto como se tivesse no Brasil colonial, uma coisa meio estilo Cuba, meio que voltando no tempo, sei lá. A primeira casa que eu fiquei era uma casa grande, com relógio de pêndulo, e aqueles móveis bem antigos, feitos de madeira maciça e escura, cercado de estradas de chão, bananeiras, coqueiros e umas coisas roots power totalis! Eu evito ir pra zonas mais pobres da cidade, mas até mesmo nessas zonas todos parecem ser muito inofensivos. As pessoas realmente são extremamente humildes e passam a impressão de serem extremamente inocentes (e isso é um fator bastante positivo). Procuram te ajudar onde quer que você vá e estão sempre sorridentes.

Poucas garotas saem à noite, ou seja, só podem sair com o namorado enquanto ainda há luz do dia. O esquema é mais ou menos assim: se você está afim de uma garota, tem que chamar ela pra sair, nunca dar um beijo no primeiro encontro, e sempre deve chamar pra almoçar, ou pra um café, nunca um cinema ou um jantar. Ainda assim, existem as baladas daqui, que não são muitas e que são frequentadas por algumas garotas nativas, as "descoladas" que fumam, bebem, e que seu pai (caso você seja um sri-lankan) normalmente não gostaria que você namorasse. Enfim, existem exceções pra tudo.

O trabalho também está ótimo. Fui apresentado a todos os executivos da empresa, e todos se mostram bastante interessados em conhecer sobre o Brasil, então fiz uma apresentação pra todos eles sobre o Brasil. Esses dias mesmo eu estava bem à toa na empresa e resolvi dar uma volta na casa das caldeiras. Eis que o técnico trabalhava lá há vinte anos nem mesmo falava inglês, mas se esforçou ao máximo com o pouco que sabia pra me mostrar tudo, abriu a fornalha, me levou por tudo  pra ver como tudo funcionava, e se esforçava bastante pra se comunicar comigo, mesmo que em palavras chaves em inglês. É engraçado quando você passa e todo mundo te dá aquele olhar: "Ah, veja só, o brasileiro!" haha, mas é legal porque você acaba recebendo umas bajulações extras. A galera daqui tá sempre sorrindo, então principalmente na empresa, eu tenho  que andar com o sorriso metálico no rosto o tempo todo.
A caminho do trabalho.

Por outro lado, o trabalho tem sido cansativo, mas muito bom. Eu acordo todos os dias às 5:10 e chego em casa às 19:10, então durante os dias da semana é chegar, comer algo, tomar banho, acessar algo rápido na internet e cair na cama. Pelo menos até eu me acostumar com o ritmo aqui vai ser assim.
Festa do Sari e Sarong

Os finais de semana tem sido bons. Eu moro com quatro gringas, uma grega, uma russa, uma polonesa e uma taiwanesa. A polonesa na real tá caindo fora, então logo logo chega um eslováquio. Entre os outros gringos que saem com a gente, temos um marroquino, uma marroquina, uma turca, um suiço, três ingleses, uma chinesa, uma cazaquistanesa, outra russa, um belga, um colombiano, e mais uma galera que é daqui mesmo, então todo fim de semana tem algo diferente pra fazer.

Eu e Hara, uma grega que mora comigo.
House party
Em breve vamos ter aqui a Copa Mundial de Cricket, e um amigo meu vai tentar descolar um ingresso for free, Sri Lanka X Austrália.

Abaixo eu vou colocar algumas fotos, o resto vocês podem checar no meu picasa: http://picasaweb.google.com/heliomathias/

Té mais galirous!

5 comentários:

  1. Que legal, Hélio! Muito bom saber que tás gostando do trabalho. Essas pessoas de outros países que moram e saem contigo são trainees da AIESEC tb? Beijos e se cuida!

    ResponderExcluir
  2. muito bom receber notícias suas....saudadessss....

    ResponderExcluir
  3. Que legal Héguiooooo!!! Adorei!!
    Vc deve estar se dando bem com as gatinhas skilankesas né? Pq cahamr pra um café é bem a tua cara! hahahaha
    Adorei ler sobre a cidade, o estágio, o estilo e o jeito das pessoas daí! Vc deve estar gostando bastante hein! ;)
    Daqui um mês começo meu estágio aqui tbm, já vou treinar o sorriso hehehe Ou não, aqui vou estar no meio de franceses! haiuhaiuhaia ;P

    Beijooos, saudades!!!
    Mah

    ResponderExcluir
  4. muito legal heliuuu!

    espero leer mas así.

    ResponderExcluir